Como Vender Cosméticos Na Internet De Maneira Profissional: O Passo a Passo Completo

Tempo de leitura: 9 minutos

O mercado de cosméticos vem apresentando números elevados no Brasil. Em 2015 o setor movimentou mais de R$ 40 bilhões em vendas, o que levou nosso país a ficar nas primeiras posições dos países que mais consomem cosméticos no planeta

Temos mercado ou não temos? 😉

Extensa parte desse faturamento veio da internet graças a muitos fatores como : comodidade, preços competitivos e também a enorme variedade de produtos. A Hinode que o diga. 😀

Eu, Antônio Leonardo, consultor da Hinode e também de Marketing Digital no Blog Digital Para Vendas, vou voltar a criar conteúdos para este blog – Hinode Recife – com foco em como usar o universo das vendas onlines(marketing digital) para você alavancar o seu negócio tanto em rede como em vender os produtos na Internet.

Para tal, eu mesmo vou mostrar os resultados que venho tendo e estou ansioso para ensinar tudo para vocês. Combinado?

Continua comigo para saber o passo a passo de como vender cosméticos e/ou qualquer outro produto na internet.

#1 Passo – Conhecer o cliente

Toda ação de planejar de qualquer empresa/negócio deve iniciar pelo comprador, conhecer o comprador é o primeiro grande passo para vender cosméticos na internet.

Tem uma técnica de marketing chamada: BUYER PERSONA. A buyer persona nada mais é do que a representação semi-fictícia do seu comprador ideal, eu vou tentar te explicar isso de uma maneira mais fácil possível.

“Buyer persona significa persona compradora”

Dentro de um negócio podem existir várias buyers personas, isso dependendo da gama de produtos que você oferece e também do tipo de objetivos almejados por qualquer uma delas.

buyer-persona

O exemplo acima é de uma buyer persona.

Sempre que criar suas Buyers, dê nomes as elas como no exemplo que utilizei acima: Bia.

Bia é uma estudante, solteira, vaidosa, que curte baladas sertanejas e tem como um de seus desejos constantes aparecer lindas nas fotos. Além dela estar sempre presente nas Redes Sociais.

Viu quanta informação útil já temos? Mas o que podemos concluir com isso em termos de marketing?

Percebemos que a Bia gosta de sair incríveis nas fotos, certo? Qual produto da Hinode que se encaixa para a Bia? Nossas lindas linhas de maquiagens!

Percebe? As pessoas estão na internet todos os dias conectadas nas suas Redes Sociais e sim, ELAS SÃO COMPRADORAS(ES)!

A questão agora é: o que fazer para atingir de forma assertivas e com estratégias de Marketing Digital de alta conversão de vendas. Continua comigo…

#2 Passo – Tráfego

O segundo passo da nossa lista é como alcançar essas buyers personas, como você é possível conseguir se relacionar com elas para poder apresentar o seu produto.

Na internet existem abundantes canais de comunicação e também isso não é nenhuma novidade para ninguém. Os canais de maiores atividades são: Blogs e Redes Sociais sociais.

Você precisa necessariamente de 2 elementos para realizar uma venda: Pessoas para comprar e um produto para vender. E tenha certeza: na internet tem MUITAS PESSOAS.

Quando você abre uma loja física você necessita de visitantes, correto? Na internet não é diferente. O negócio é como atingirmos essas pessoas de forma assertiva com o Marketing Digital.

Pescando clientes através das Mídias Sociais

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Com as buyers personas definidas, você vai iniciar um trabalho nas mídias sociais para a atração dessas pessoas. Esse trabalho é feito com produção de conteúdos.

As mídias que eu recomendo para vender cosméticos na web são: Instagram, Facebook e também Pinterest.

O Instagram possui um ponto muito positivo com relação ao Facebook e o Pinterest. Com o novo sistema de “SnapGram” que são os histories este acabou ganhando uma força incrível na geração de visitantes orgânicos para seus conteúdos de vendas

Lembra que lá em cima descobrimos que a XXX curte baladas sertanejas? Veja o que temos no Instagram para a #baladassertaneja:

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Perceba que tem 43.538 publicações com a Hashtag. Ta conseguindo entender?

O conhecimento do seu público-alvo vai fazer com que você encontre o seu cliente em qualquer lugar da internet.

A função das mídias sociais em uma estratégia de marketing digital para conseguir mais compradores no ramo de cosméticos é nutrir o topo de um Funil de Vendas.

Em uma estratégias de marketing online existe um processo chamado: funil de vendas. Veja a baixo como funciona:

vender-hinode-pela-internet

“Você observa algo que chama a sua atenção, possui interesse em adquirir, cria o desejo de ter aquele item e por fim, toma a ação de comprar.”

Eu gosto de expor para meus alunos e clientes que nós precisamos edificar “zonas de engajamento” para o visitante na web, quanto mais zonas você possuir, mais a atenção você vai atrair e consequentemente mais vai vender.

As mídias sociais são ótimas para gerar engajamento, porém elas só possui um único obstáculo : Alcance!

Tanto o Facebook quanto o Instagram têm um serviço de publicidade paga, que é onde eles faturam, enquanto você possui uma página com 10.000 seguidores.

Quando é feito uma publicação sem publicidade paga apenas uma pequena fatia desses seguidores conseguem ver a sua publicação, e para você conseguir atingir todo o público, vai precisar investir dinheiro.

Uma alternativa consistente para ter um bom fluxo de pessoas conhecendo o seu produto /marca é a geração de visitantes por intermédio de um blog.

Pescando clientes a partir de um blog

blog

Foi-se o tempo que blogs era coisas de adolescentes contando o seu dia- a -dia, atualmente blogs tem exercido um papel bastante essencial nos negócios.

Como eu disse anteriormente: Quanto mais zonas de engajamento você possuir, mais você vai vender.

Além de atrair a atenção do cliente, os blogs possui a função de educar-los para comprar o seu produto.

Por intermédio de uma rápida busca em uma ferramenta de intenção de buscas do Google, encontrei palavras como:  

Isso significa que existem pessoas procurando por esses termos em mecanismos de buscas(Google) e Redes Sociais. E a pergunta é: temos produtos para resolver esses problemas que as palavras-chaves nos mostrou acima?

E a resposta é: sim, temos e muitos!

Antônio, mas calma aí… não estou compreendendo nada, como vou vender só porque pessoas procuram por maquiagem?

Vou lhe explicar: lembra do funil que falamos lá em cima? Atenção, interesse, desejo e ação? Agora é a hora de colocarmos em prática:

Com um blog você possui a oportunidade de produzir um artigo desta forma : Como esconder espinhas com base e pó.

Dentro do artigo você faz um tutorial de como esconder espinha com base e pó, utiliza o produto que vendemos para a demonstração e no final faz uma chamada para ação para a compra do seu produto. É tão exato quanto a matemática. 😉

“Lembre-se: Um blog otimizado para negócios é um vendedor trabalhando 24 horas para você”.

#3 Passo –  Vender, vender e vender!

Vimos o público- alvo, como conseguir visitantes nas mídias sociais e blogs e agora vamos ao “grand finale” e acredito que a parte que você mais aguardou deste artigo.

As tão queridas Vendas!!

O fechamento de uma venda pela internet é possível ser feita de muitas formas, acredito que a mais comum seja por intermédio de um e -commerce (Loja Virtual). O que por sinal já temos.

Porém, quem não tem a loja virtual da Hinode, criar uma na internet custa caro e eu tenho certeza que muitas pessoas pode não ter condições e é sobre isso que vamos falar nesse tópico:

Como a finalidade é conseguir encaminhar o cliente até você nós precisaremos de um meio de comunicação, para isso temos várias alternativas eficientes.

E-mail marketing

Por mais que muita gente acredite que correio eletrônico está fora de moda, que não é mais utilizado ele ainda é a maneira mais eficiente de manter uma comunicação clara e direta com um cliente.

Utilizado de modo correto possui o poder de aumentar radicalmente seus resultados em vendas, como já vimos as formas de atrair a atenção do visitante precisaremos de coletar o e-mail do mesmo para podermos iniciar uma campanha de vendas via e-mail marketing.

O mais indicado é que você tenha “páginas de captura ” com o objetivo único e exclusivo de coletar dados de informação do comprador. Veja esse exemplo:

como-vender-perfumes-hinode-na-internet
O objetivo de toda a estratégia é atrair visitantes para essas páginas e assim coletar dados de comunicação para iniciar o processo de fechamento de vendas.

WhatsAPP

Não preciso nem dizer que WhatsAPP é um grande meio de comunicação atualmente né?

Hoje é possível fazer MUITAS VENDAS pelo WhatsAPP, eu tenho diversas páginas de capturas, diversas “zonas de engajamento” para atrair mais visitantes e assim eles se cadastrarem, quando se cadastram esses contatos ficam em um banco de dados onde invisto em mais conteúdo de vendas.

Portanto, leve as pessoas para o WhatsApp e ofereça um atendimento diferenciado e personalizado.

Considerações finais

A internet é uma tendência real, e embora exista ainda bastante ceticismo em relação as técnicas e estratégias que envolvem a internet em negócios.

Nenhuma dessas técnicas e estratégias utilizadas na internet são novas, tudo isso já é utilizado há bastante tempo o lance na internet é que com a internet é possível alcançar mais pessoas com um custo menor.

Atender 100 clientes por dia demandaria uma equipe, custos com transporte, alimentação e várias horas de trabalho enquanto na internet é possível realizar isso com apenas um clique.

Eu vou ficando por aqui e se você gostou, compartilhe esse artigo para sua equipe, tenha certeza que isso vai alavancar as vendas de todos!

2 Comentários

  1. Olivério Alves

    Ótima estratégia. Acredito ser este um caminhos sem volta para a revolução nas vendas. Estou dentro!

    Responder
    1. Antônio Leonardo

      Fico feliz que tenha gostado. Fica nos acompanhando que vai ter muito mais!

      Responder

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